terça-feira, 8 de julho de 2014

ASSEMBLEIA DOS APOIOS ESCOLARES SUPERA A DOS PROFESSORES EM NÚMERO DE PARTICIPANTES

       Um fato surpreendente que deixou-nos sem uma explicação plausível foi a ausência da grande massa de professores numa reunião tão importante, na qual discutimos pormenorizadamente com o respeitado pequeno grupo de companheiras  professoras os assuntos pertinentes ao novo piso anunciado pelo prefeito e a inclusão do mesmo no Plano de Cargo. Contamos com a presença da professora e vereadora Yara Cinthia que participou ativamente dos debates e se colocou a disposição do sindicato e dos professores no que lhe for cabível enquanto parlamentar, mas fez uma ressalva:" na câmara sou apenas uma voz, tenho apenas meu voto, não cabe a mim responder pelos demais Edis; sem a participação dos professores unidos fica impossível a própria categoria mostrar a força que tem, deveriam ser os formadores de opinião, mas de forma coletiva para se transformarem em verdadeiros imbatíveis e acima de tudo impor respeito no seu setor de trabalho e ao próprio governo". De acordo  com o presidente da Entidade sindical Cirábio Ramos, a ausência dos professores deixa uma incógnita na hora de se tirar uma conclusão do porquê da categoria não ter comparecido. Apenas 20 professores compareceram, 3% do seu universo, uma demonstração de falta de interesse por aquilo que é de seu direito e que parte destes poderá ter uma desagradável surpresa, após votação na Câmara. Por outro lado, destaca-se que foi muito importante o aproveitamento da reunião, pois os presentes tiveram a oportunidades de tirar as dúvidas necessárias sobre a Lei do Fundeb, Lei do Piso e a Lei do Plano de Cargo.
       Por outro lado, a reunião com os auxiliares de apoio escolares foi um sucesso. Pontos polêmicos como gestão de diretores de escola, Plano de cargos, estágio probatório entre outros foram esclarecidos. Os presentes foram verdadeiros exemplos de participação coletiva. Estiveram presentes 52 apoios escolares, cerca de 10% de seu universo. Parabéns apoios escolares. Reconhecemos vocês como verdadeiros agentes educadores, portanto merecedores de todo nosso respeito e dignos de serem valorizados. Confira abaixo as fotos dos apoios escolares na reunião e a dos professores.
       Na próxima página publicaremos na íntegra a ata da reunião dos apoios escolares.
     E em breve a dos professores.
REUNIÃO COM OS APOIOS ESCOLARES
REUNIÃO COM OS APOIOS ESCOLARES
REUNIÃO COM OS APOIOS ESCOLARES
   

REUNIÃO COM OS APOIOS ESCOLARES

REUNIÃO COM OS PROFESSORES
REUNIÃO COM OS PROFESSORES

5 comentários:

  1. Cirábio sei da sua luta enquanto sindicalista. A questão do piso do professor é uma luta antiga. Fico muito triste que tem muitos que te criticam. Sem ter o conhecimento da sua luta.
    Estive na última reunião do sindicato , e quero aqui parabenizar a vereadora Yara , por se mostrar a favor da causa do professor . pois é a única que tem competência pra isso. os demais vereadores não estão nem aí para os servidores, nem sequer atenderam um convite do presidente do sindicato, e se fosse tb a única coisa que iria fazer era puxar o saco do prefeito. Exemplo disso foi o vereador Marcelo Garcia que postou no face achando as mil maravilhas esse novo piso, como se ele fizesse parte dessa luta, e nem sequer tem conhecimento que esse novo piso descaracterizou uma classe que buscou qualificação profissional.
    Quero tb dizer que foi muito descaso do poder público de fazer um projeto , sem comunicar o sindicato, e muito menos convidar para participar. BOM VAMOS A LUTA.

    ResponderExcluir
  2. Com essa notícia que com o novo salário o plano de cargo não vai dar valorização decente para os professores, nem vai valer a pena sair para cursar faculdade todas as noites, chegar de madrugada, e no final das contas não ser valorizado. Vai ser melhor ficar em casa dormindo, e no final das contas quem perde com isso também são os alunos, que terão professores atuando só com formação do curso normal e sem estímulo de continuar sua formação e capacitação. Só em São Francisco de Itabapoana acontece isso! Meu Deus! Piedade de Nosso Povo!

    ResponderExcluir
  3. há , então quer dizer que com o novo piso de certa forma o plano de cargo perde o valor( o sentido) pelo menos por enquanto.Bom seria monta uma tabela ,para podermos comparar.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, eu não sei qual é a porcentagem atual sobre o piso para quem é graduado e pós graduado, e qual vai ser depois do novo piso anunciado. Se possível Cirábio, tire essa dúvida para os professores. Desde já te agradeço. Você é competente e muito esclarecido para isso. Um abraço amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado(a) Anônimo(a), é muito bom interagirmos, melhor seria participarmos juntos nas oportunidades do corpo a corpo, ou seja, nas assembleias, que por sua vez tem sido com poucos participantes, principalmente de professores. Vivo alimentando uma ideologia como professor que é possível uma nova sociedade, a da sociedade civil organizada e participativa para combater o cerne da corrupção política que vai passando de geração a geração. Penso e acredito esta virada está nas mãos dos professores e educadores brasileiros, mas começando pelo nosso município como reflexão deste ponto de vista. os nossos professores municipais ainda não acordaram para essa realidade e ainda não sabem a força que têm. Quando os professores não participam do movimento sindical e das reuniões, ficam a mercê da vontade política que decide tudo por ele, contra ele e o pior, fazem estes formadores de opinião acreditarem que só eles pensam corretamente e cabem a estes obedecê-los.
      Quanto a dúvida, devo dizer que com certeza vai haver mudanças nos percentuais para menos, até porque tecnicamente os recursos do FUNDEB não suportaria pagar os pisos anunciados pelo prefeito com os percentuais em vigência. Por outro lado devo tranquilizá-lo (a) que mesmo com percentuais inferiores vai haver ganhos reais. Outro destaque é que os profissionais de formação em nível médio serão valorizados, algo justo. pois estavam desprivilegiados ha anos recebendo salário mínimo, ou até menos. De acordo com o Ante-projeto de Lei o piso será ajustado de acordo com o novo piso nacional todo ano por ato do prefeito, algo que deixará o Sindicato e os professores em alerta. Precisamos nos mantermos unidos e sintonizados. Vencemos com muita luta. Assim que a câmara aprovar o Ante-projeto de Lei, publicaremos aqui a nova tabela aguardem. Colega, assine seu comentário. Nós estamos num país democrático e temos liberdade de pensamento e expressão. Somos estatutários. Nossos alunos espera de nós atitude e coragem. Os corruptos não esconde a cara. Por que nós professores temos medo de nos expormos? Um carinhoso abraço. Cirábio Ramos

      Excluir

O Sindicato dos Servidores SFI deseja a todos sucesso!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.