terça-feira, 1 de julho de 2014

APOIOS ESCOLARES E PROFESSORES SE REUNIRÃO NESTE SÁBADO E NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

  A notícia que deixou centenas de professores felizes num primeiro momento em Jornada Pedagógica, desencadeou um descontentamento entre outros colegas que trabalham nos mesmos setores (escolas e creches). O anúncio feito pelo prefeito dos três valores de pisos para os professores de  ( 35, 25 e 16 horas), marca o início de uma nova peleja, a atualização do Plano de Cargos com os percentuais entre classes e entre os níveis algo mais relevante na carreira de um profissional da educação que vai exatamente contribuir para uma aposentadoria decente ou não. As particularidades deste assunto será tratado na segunda-feira.
   Agora quero destacar o porquê que os apoios escolares têm vividos descontentes em suas funções laborais. Não é apenas a questão do piso salarial que deixam nossos(as) profissionais de cozinha e limpezas descontente, mas a forma como eles(as) são vistos(as) em seus postos de trabalho. Na seara do educar depende destes nossos colegas. A educação não acontece somente dentro de uma sala de aula, mas se estende no pátio, no refeitório, nos banheiros, nas portarias, dentro dos veículos coletivos, na cozinha, no berçário, nos locais de banho, etc. Se refletirmos bem, nossos apoios são verdadeiros educadores diretos. Pensando assim, enquanto sindicato defensor dos direitos destes trabalhadores abraçaremos essa empreitada juntamente com cada apoio escolar filiado à Entidade, para conquistarmos aquilo que esta categoria é merecedora e aquilo que a Lei lhes garante por direito. Já avançamos muito em benefícios e direitos que são estendidos a todos apoios escolares. Vejamos:


  1.    Décimo Quarto salário. Lei municipal. Conquistada no ano 2000. Extensivos a todos servidores;
  2.    Licença Prêmio, Lei municipal.  Conquistada no ano de 2001, Extensiva a todos servidores.
  3.    Transformação do antigo Quiquênio em triênio. Lei municipal ano 2001. Extensivo a todo servidor;
  4.    Vale-alimentação. Lei municipal. Conquistada no ano 2007. Extensivo a todos servidores;
  5.    Gratif. provisória por tempo de serviço.R$ 80,00. Só para apoios escolares. Após estabilidade;
  6.    Conquista na justiça da Homologação do concurso de 2008 e convocação de todos os aprovados.
    É sabido que embora nossos apoios escolares terem se beneficiados destas conquistas do Sindicato, muita coisa precisa ser feito para melhorar a qualidade de relação do trabalho e valorização destes trabalhadores tão importante nas escolas e creches. Enquanto Presidente desta Entidade sindical farei de tudo juntamente com a diretoria e conselho fiscal para alcançarmos os anseios de nossos profissionais da cozinha e limpeza.
     Não posso aqui deixar meu apelo: sozinhos não chegaremos a lugar algum, mas se todos os apoios derem as mãos, aí sim, iremos muito longe.
     Esperamos vocês apoios no próximo sábado às 9:00h no salão Paroquial e os professores na segunda-feira, mesmo horário e local.
 Atenciosamente, Prof. Cirábio Ramos

4 comentários:

  1. Cirábio, sou professora contratada de creche gostaria de saber se também vou receber o piso atual. Desde já agradeço pela informação.

    ResponderExcluir
  2. Prezada colega de profissão, devo ser muito sincero com vossa senhoria. A Lei do FUNDEB garante recurso também aos contratados desde que esta contratação seja de forma lícita amparada pela lei, neste caso ancorada no Inciso IX do Art.37 da Constituição Federal. A mesma Constituição e Lei orgânica do município preceitua isonomia salarial, ou seja, mesma função, salário equivalente. Agora devo lhe perguntar: você tem cópia do contrato de trabalho que você assinou? se tem o que ele diz? Não posso lhe afirmar se você vai receber ou não, pois depende da natureza de sua contratação. O que o prefeito anunciou foram pisos para cumprir lei Federal e atualizar O plano de Cargos. Neste caso contratos temporários não estão amparados neste Plano.

    ResponderExcluir
  3. Em relação a cópia do contrato, só se eles estão permitindo iso agora, pois antes mal deixava a gente ver.

    ResponderExcluir
  4. Ok, Cirábio obrigada pela informação.

    ResponderExcluir

O Sindicato dos Servidores SFI deseja a todos sucesso!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.