domingo, 20 de março de 2016

QUAL É O VERDADEIRO VALOR DE UM APOIO ESCOLAR?

     A pergunta acima é muito contundente, pois leva-nos a uma reflexão sobre o verdadeiro valor de um auxiliar de serviços escolares. No meu tempo de criança entre os 7 aos 11 anos de idade, lembro-me de uma das escolas municipais que frequentei para concluir o antigo primário. Naquele tempo muito difícil, sem meio de transporte, material escolar comprado com dificuldades pelos meus pais, o uniforme também, o famoso jaleco e velha conga nos pés, foi assim o meu tempo. Mas quero destacar algo de concreto sobre o personagem em destaque, o auxiliar de serviços escolares. A reflexão que faço para você internauta que está lendo esta matéria agora, é a seguinte: a Dona Mariinha e a Dona Adelicineia, ambas foram sócias do nosso sindicato, a primeira já falecida e a segunda aposentada, desempenhavam uma função de inigualável valor, pois enfrentavam uma tarefa diária que hoje raramente se vê nas escolas: a água que preparava a merenda, que lavava os utensílios da cozinha, que fazia a higiene dos banheiros e a limpeza das salas era puxada de um poço de 15 metros de profundidade através de um balde amarrado na ponta de uma corda e auxiliado por uma carretilha.       O interessante era perceber a alegria que aquelas duas senhoras cuidavam daquela merenda  e a servia a nós alunos. lembro-me do angu doce feito com leite em pó, adorava. Os alunos as respeitavam como se fosse mãe e muitas vezes nos disciplinavam quando estávamos no recreio. 
     Gostaria de destacar que o auxiliar de serviços escolares, hoje recebe esta titularidade de cargo referindo a todos aqueles que auxiliam as unidades escolares no seu funcionamento. Mas quando se auxilia, se auxilia a alguém, certo? Lógico que certo. Então vamos definir "alguns alguéns": auxilia o professor? Sim. Auxilia o diretor? Sim. Auxilia o coordenador pedagógico? Sim. Auxilia os alunos? Sim e de várias formas, servindo a merenda, limpando o chão da sala quando o suco entornou, tirando o rolo de papel do vaso quando um aluno mau educado o jogou, limpou o cocô da criancinha quando o fez na roupa, apartou a briga dos briguentos no pátio e tantos outros. Enquanto isso o professor estava na sala de aula ou na sala de professores batendo papo ou preparando alguma atividade para aplicá-la. A diretora estava sentada em sua cadeira em sua mesa cuidando da parte burocrática. Bem, quando destaquei o caso da dona Mariinha e da dona Adelucineia quis mostrar desde aquele tempo a vida sofrida destas profissionais e a grande relevância de seu serviço para o funcionamento de uma escola. Mas parece que os gestores não enxergam este valor. Gostaria de destacar que no governo do Lula foi criado o FUNDEB um fundo financeiro que garante valorização dos TRABALHADORES da educação, diferente do FUNDEF criado no governo FHC que valorizava apenas os professores: Veja abaixo o Artigo da Lei do FUNDEB que garante isto:

Brastra.gif (4376 bytes)
Presidência da República
Casa CivilSubchefia para Assuntos Jurídicos
Mensagem de vetoConversão da MPv nº 339, 2006
Regulamento
Vigência




Regulamenta o Fundo  de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei no 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis nos 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências.


Art. 2o  Os Fundos destinam-se à manutenção e ao desenvolvimento da educação básica pública e à valorização dos trabalhadores em educação, incluindo sua condigna remuneração, observado o disposto nesta Lei.



Veja, o governo federal garante o recurso, mas o gestor municipal não reconhece o verdadeiro valor do auxiliar de serviços escolares. O sindicato por sua vez tomará a iniciativa que julgávamos que não seria preciso, buscar na justiça o direito dos R$ 80,00 reais para todos os apoios estáveis. Estamos na luta, pedindo a Deus que o judiciário decida favorável a esta classe tão sofrida e desvalorizada. Prof.: Cirábio Ramos
.


16 comentários:

  1. Meu nobre amigo Cirabio no Município o Servidor Auxiliar de Serviços Gerais não tem valor nenhum, não é só pelo gestor municipal, mas toda sua estrutura, não temos um salario digno, direitos garantidos em lei como insalubridade, auxilio transporte, plano de saúde, vale alimentação digno que dê ao menos pra comprar o básico, não temo o direito de adoecer e poder dar um atestado salvo de 1 dia sem precisar fazer uma pericia muito que burocrática, esse é o nosso valor em São Francisco de Itabapoana!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leandro pela sua interação, se todos os companheiros e companheiras desta classe fizesse como vc, fazendo a crítica realista, certamente os gestores inclusive o secretário da pasta, ia perceber que os servidores estão indignados. Parabéns pela pariticipação. Vamos aguardar a participação de outros.

      Excluir
  2. A culpa é de alguns companheiros, que tem galho com prefeitura, sempre cobrei que sem nós a educação não funciona, quer saber o que nós representamos, vamos ficar parados pelo mesmo uma semana pra ver o que acontece, eu sei para tudo, nada funciona, temos que ter atitude, coragem, mas meus colegas alguns são covardes, e por isso nossa classe ficará enfraquecida sempre. Eu por exemplo já fui pessoalmente, ao ministério público, depois fui na defensoria pública, de lá saí com um ofício, e entreguei direto na administração, com o prazo máximo de dez dias para resolver minha situação. Cadê que mais alguém fez isso, todos com medinho do prefeito ou sei lá de quem, acorda povo ou ficarão debaixo dos pés deles, menos eu, porque eu estou correndo do lado deles, para não dizer correr a traz, comigo é assim, quem me deve me paga com juros, sou independente não dependo deles pra nada, consegui minha vaga com muita luta, foi na raça, queria ter uns vinte colegas de raça juntos comigo, aí sim eles iam saber a falta que faz um APoio ESCOLAR!

    ResponderExcluir
  3. O estranho é quanto mais eles ganham mal,mais puxa saco de gestores,secretários etc,eles ficam.não dá para entender

    ResponderExcluir
  4. Prova da covardia de meus colegas, são comentários como anônimos, estão com medo de quê, é por isso que não temos valor, falta ATITUDE!

    ResponderExcluir
  5. Você poderia me ajudar a entender que não vai buscar na justiça este o benefício do direito dos auxiliar de gerais dos 80 reais? Se é lei não entendi pedir pra Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elienai, não disse "que não vamos recorrer a justiça" pelo contrário, disse que deveríamos pedir à Deus para que a JUSTIÇA decida favorável à categoria de apoio escolares. Por gentileza, lei com mais atenção a matéria respeitando a virgula, pois esta pode modificar a interpretação do texto.

      Excluir
  6. Realmente mas infelizmente essa é a nossa realidade, tbm lamento muito meus colegas não tomarem posição, Esperamos das Administração Publica o minimo de respeito e pedimos que tbm respeitem nosso direitos trabalhalista que são garantidos por leis Federais!!!

    ResponderExcluir
  7. Alguma novidade sobre a atualização de nosso piso/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda nada de oficial, apenas uma informação extra oficial da secretária. Lamento não informar "nada oficial"

      Excluir
  8. É triste vê uma pessoa que fica responsavel de responder ás dúvidas dos companheiros ser tão grosso com as pessoas em suas respostas. Como á senhora perguntou logo acima. Obs você errou uma palavra não é por isso vou o críticar. Ass João

    ResponderExcluir
  9. Prezado João, não fui grosso com a senhora Elienai, apenas pedi para OBSERVAR e respeitar a vírgula, isto significa que uma interpretação errada coloca tudo a perder, pois são centenas de pessoas que irão ler o comentário do internauta. Não deleto nenhum comentário, apenas os ofensivos. A interpretação da dona Elienai afirmava que o sindicato não entraria na justiça a favor dos auxiliares gerais e só pediria à Deus, percebeu a gravidade? Agora por gentileza, leia novamente a matéria, o comentário da dona Elienai e a minha resposta. Você perceberá que há equívocos de interpretação. A minha resposta foi uma correção, e não uma grosseria.

    ResponderExcluir
  10. Acho muito justo que o auxiliar de serviços gerais tenha TODOS os seus direitos garantidos por lei, sou professora, mas sou fã dessa categoria de guerreiros que por muitas vezes enfrentam gestores que os olham de cima achando que são melhores, o que seria das escolas, creches e etc sem esses nobres funcionários???? Quem faria a "merenda", quem limparia todo espaço escolar e até mesmo daria conselhos a alguns alunos mais rebeldes como já vi? Aplaudo de pé essa categoria!!!!! Porque sem eles, o que seria de nós. Também estou orando e pedindo a Deus que não só toque no coração desse juiz para dar a eles o que é de direito(80R$), como tbm pela redução da carga- horária de 8h para 6 h.

    ResponderExcluir
  11. Valeu Kelly, o com esse reconhecimento e palavras de ânimos que se vai conscientizando toda categoria de seu valor, seja de qual cargo for, não importa, todos somos imprescindíveis no setor publico, pois trabalhamos para servir o outro. Quando reconhecemos o trabalho do colega que nos auxilia, demonstramos que somos grupo, que devemos lutar unidos para vencer as barreiras que o governo empregador nos coloca. parabéns pelo comentário. Cirábio ramos

    ResponderExcluir
  12. Absurdo essa carga horaria de 8 h,afinal deveria ser reduzida ,sou professor mas tenho q admitir que isto está errado, tem que diminuir a carga horária dos apoios,ou aumentar o salário deles.

    ResponderExcluir

O Sindicato dos Servidores SFI deseja a todos sucesso!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.