quinta-feira, 27 de agosto de 2015

CÂMARA APROVA 4% DE REAJUSTE E DEIXA OS PROFESSORES DE FORA

    Foi aprovado nesta terça-feira (25/08) pela Câmara municipal de SFI um reajuste de 4% para os servidores, mas os professores não serão contemplados. O Anteprojeto de Lei foi de autoria do próprio prefeito sem a participação do sindicato. A reivindicação do sindicato em primeiro momento  era de 12%, após negociação frustrada com os representantes do Executivo foi realizada outra reunião para a Assembleia Geral analisar e deliberar sobre a continuação da referida negociação. Após discissão na AGE foi proposto uma segunda reivindicação de 9% onde mesmo assim o Executivo justificou falta de recurso e limite de folha estourado propondo apenas 5% para ser retirado da própria GRATIFICAÇÃO  de quem a tem, o que o sindicado não concordou ficando decidido na mesma AGE impetrar com uma ação coletiva requerendo na justiça as perdas inflacionárias da gestão do governo atual. 
  A reação da vereadora Yara foi de descontentamento e não poderia ser diferente, visto que a exclusão dos professores do reajuste da data base e também a não retroatividade do reajuste a maio fere o Estatuto do servidor em seu Artigo 200 e também a Constituição Federal em seu Artigo 37 onde preceitua reajuste geral de salários. Ao pedir vista ao Anteprojeto, o seu pedido foi rejeitado pelos demais vereadores presentes com exceção de Alexandre Barrão que não estava presente.
      Assim que for publicado no D.O. o sindicato tomará as medidas cabíveis. A justificativa na mensagem do prefeito foi a queda de arrecadação e limite da folha quase comprometido. Na sua fala a vereadora Yara faz uma alusão aos gastos feitos com os shows caríssimos da exposição, estrutura de palcos e o show do Festival do maracujá, pois segundo ela, daria para pagar os professores durante 1 ano. A alegação do líder de governo na câmara Marcelo Garcia é que os professores já receberam em maio uma atualização de piso o que ele chamou de "REAJUSTE SALARIAL".  Este desfecho será decidido na justiça, assim como o reajuste do vale alimentação também.
     De nossa parte como sindicalistas pedimos paciência a todos servidores, pois aquilo que não resolvemos de forma negocial buscamos a via judicial o que resulta em morosidade e todos sabem disso, não temos saída, mas certamente a vitória será certa mesmo que demore.

                                   
ESPERAMOS COMENTÁRIOS 

3 comentários:

  1. Como assim reajuste? Esses 4% foi o que ele tirou em Dezembro! Mas será possível?

    ResponderExcluir
  2. Temos exatamente os representantes que merecemos,pois nos PROFESSORES,só ficamos indignados em nossas casas,não participamos das reuniões sindicais e ainda aplaudimos a secretária de educação no evento da prefeitura.Por isso caro amigo o único meio de reverter a situação é através da via judicial,pois se esperar a mobilização dessa classe apática jamais conseguiremos nada.

    Leilma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Leilma, pela coerência do comentário. Outros colegas deveriam seguir seu exemplo e participar das reuniões sindicais, onde se discute e buscamos coletivamente as melhores investidas para conseguir o que merecemos ou pelo menos algo de melhor. Abç, Cirábio Ramos

      Excluir

O Sindicato dos Servidores SFI deseja a todos sucesso!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.