segunda-feira, 20 de outubro de 2014

ANTIGO FUNDEF DO FHC e o ATUAL FUNDEB DO LULA e DILMA

PROFESSORES DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA E DE TODO BRASIL DEVERIAM PRESTAR A ATENÇÃO NESTA MATÉRIA E FAZER UMA PROFUNDA REFLEXÃO

 
   Na condição de Blogueiro responsável por este meio de comunicação, tenho neste momento a obrigação de trazer a público a terceira e última reflexão sobre as eleições do próximo domingo direcionada de forma especial aos professores de meu município, certamente os que deveriam ser os maiores formadores de opinião, uma vez que trabalham na formação intelectual dos indivíduos, portanto produtores de indivíduos "pensantes e reflexivos" dois termos defendidos por Paulo Freire.

     Depois da última reflexão sobre o perigo de uma futura privatização da Petrobras, (caso o Aécio venha vencer as eleições) e o vale alimentação de todos os servidores ser extinto , ou seja, não mais existir em São Francisco para os servidores municipais, desta vez trago à tona uma reflexão sobre a maior verba que remunera os professores de todo o Brasil na educação pública, o "FUNDEB".
    Talvez os professores recém investidos em cargo público de professores, não sabem a história da Lei que originou o FUNDEB que temos hoje no Brasil.
     Vamos lá: após a promulgação da nova LDB em dezembro de 1996 pelo FHC; naquele mesmo ano, também em dezembro, foi criada a Lei do antigo " FUNDEF",  governo tucano (PSDB). A princípio foi muito importante, mas não se estendia e nem contemplava toda a Educação Básica, ou seja, da educação infantil ao ensino médio, o que não dava direito ao pessoal de apoios escolares ser contemplado com a verba. Com a vitória do PT em 2002 e com o nosso maior líder operário brasileiro no poder da República o "LULA", um dos megas projeto no seu plano de governo, foi transformar o FUNDEF do governo tucano, no FUNDEB do governo petista, e contra fatos e números não há argumentos.

           O que significou a coragem do Lula em fazer isso?
   
    Foi exatamente a grande visão do trabalhador operário brasileiro mostrando ao intelectual FHC que avanço no progresso de um país começa destinando recurso suficiente para patrocinar e garantir melhoria na educação. Enquanto os recursos do FUNDEF do FHC era composto vindo de 4 impostos, o FUNDEB do LULA garantiu recurso oriundos de mais de 20 impostos. Resultado disso nos dias atuais foi a Lei criada do piso do professor e que tantos governadores lutaram para derrubar. Hoje podemos dizer que pela força destas duas leis, LEI DO FUNDEB 11.494/2007 e a do PISO 11.738/2008 nossos professores de são Francisco tem o Plano de Cargos, e hoje o PISO está sendo cumprido em nosso município. Os apoios escolares por sua vez são remunerados com as verbas do FUNDEB e, ainda, os que são estáveis, mais R$ 80,00 reais de gratificação.

    Verdade seja dita.
    Como uma das práticas do governo tucano é achatar salário e retrocesso no crescimento do Brasil, prova disso foi o FHC criar o FUNDEF com pouco recurso, trago à reflexão dos nossos professores esta realidade que pode ser decisiva na hora de em quem votar no próximo domingo.


VOTAMOS NO TUCANO QUE FOI                        OU           VOTAMOS NA PETISTA 
DEFENSOR DO "FUNDEF" POUCO                                     QUE CRIOU O "FUNDEB" QUE 
RECURSO PARA OS PROFESSORES                                  GARANTE MAIS RECURSO PARA
        E A EDUCAÇÃO ?                                                            OS PROFESSORES E OS APOIOS?

 Espero ter sido útil nas minhas reflexões. Você como eleitor (a) será responsável pelo destino da educação para os 4 próximos anos.
Prof. Cirábio Ramos


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Sindicato dos Servidores SFI deseja a todos sucesso!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.