O 1º de maio histórico surgiu oficialmente como o Dia Mundial do Trabalho por ocasião da SEGUNDA INTERNACIONAL SOCIALISTA (organização dos partidos socialistas e trabalhistas criada principalmente por iniciativa de Friedrich Engels) ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889. A data 1º de maio seria uma homenagem aos trabalhadores mortos numa manifestação ocorrida na cidade de Chicago após dois dias ao 1º de maio. Neste dia, uma grande manifestação de milhares de trabalhadores ligados a indústria saíram às ruas para reivindicar melhores condições de trabalho entre elas a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral de trabalhadores. No Brasil, existe relatos que o dia vem sendo comemorado desde o ano de 1895, porém foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, por um Decreto do presidente da república Artur Bernardes.
Como se vê o motivo de se comemorar o 1º de maio deveria ser motivado por, justiça social, aqui entendida por condições de vida que todo brasileiro e sua família deveriam ter com base no poder de compra do salário mínimo, como preceitua a Constituição Brasileira: "garantia de : moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social" Art, 6º, IV. Desta forma perguntamos: o salário mínimo nacional contempla esta garantia? O 1º de maio na verdade não surgiu para comemorar conquistas e sim para homenagear àqueles que morreram lutando por melhores condições de trabalho. Não se nega que muitas conquistas são lembradas na data, como por exemplo a criação do salário mínimo, a jornada de trabalho de 8 horas, o descanso semanal remunerado, entre outros. Mas muitas injustiças ainda perduram aos trabalhadores que precisarão de muitas lutas travadas pela frente.
Agora reportamos a realidade das condições salariais e de trabalho dos servidores de SFI. Desde 2000 quando foi criado o Sindicato temos travados muitas lutas a favor do servidor municipal. Algumas conquistas temos alcançado como o vale alimentação, Plano de Cargo do Magistério, licença prêmio, entre outras, mas muitos direitos ainda não são respeitados.
Neste dia 1º será organizada uma festa pela prefeitura com sorteio de prêmios, shows, mas todo mundo de barriga vazia, a não ser que os trabalhadores deixem de comprar um quilinho de carne para família no mês para poder pagar o seu lanche numa barraca para aventurar a sorte numa aglomeração de mais de 4 horas na esperança de ganhar um prêmio, ou seja, em Roma era pão e circo; em São Francisco: circo e prêmio. E o servidor municipal? Será que eles ficarão satisfeito com a festa e com os 5% de reajuste? O reajuste do vale alimentação para 150,00 será um avanço, assim que creditado, pois dará exatamente para comprar 1 Quilo de carne de primeira. As comissões para discussão dos Planos de cargos e o piso do professor será outo avanço, após publicação no Diário Oficial. Pois queremos dá este voto de confiança ao prefeito após esta publicação. Pois será a porta de entrada de um novo horizonte para a esperança dos servidores.
Quanto a festa não temos nada contra, mas uma vez planejada com antecedência e boa articulação dos organizadores seria muito simples oferecer um belo churrasco patrocinado em parceria com os grandes empresários do município e empregadores, por exemplo: os grandes intermediários compradores de cana, os donos de comércios, os donos dos frigoríficos, os deputados estaduais e federais que vem de 4 em 4 anos garimpar os votos dos eleitores trabalhadores de SFI, os grandes pecuaristas e os proprietários da Usina Cana Brava que funciona
com a mão de obra dos trabalhadores do nosso município. cadê a organização e articulação dos responsáveis pela festa? Fica esta dica. Não precisa usar os recursos dos cofres públicos municipais. Estes sim deverão ser usado para valorizar os servidores municipais
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Sindicato dos Servidores SFI deseja a todos sucesso!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.