domingo, 7 de setembro de 2014

RESULTADO DO IDEB DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA-RJ

JORNADA PEDAGÓGICA EM SFI
PROFESSORES E APOIOS ESCOLARES
   Como havia prometido, na última publicação, hoje estou publicando o resultado do IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da rede municipal e estadual de São Francisco de Itabapoana -RJ. De acordo com o resultado baseado numa aferição dos rendimentos dos alunos nas aprendizagens e proficiência nos conhecimentos adquiridos em Língua Portuguesa e Matemática, mostra o que vêm  acontecendo bienalmente desde 2007, São Francisco nos surpreende em sua rede municipal com um índice de resultado de 4.9 nas séries iniciais do Ensino Fundamental superando a meta traçada para 2013 que era de 4.7. Já nas séries finais do Ensino Fundamental o resultado foi vergonhoso 3.4 muito distante da meta que era de 4.4.
     Na rede Estadual que hoje ainda atende parte das séries finais d
o Ensino Fundamental e Ensino Médio o resultado vem sendo mantido o crescimento nos índices: 4.1 para séries finais do E.F. superando a meta para 2013 que era de 3.5. Nada surpreendente, pois este Blog já em ocasião anterior publicou matéria neste sentido sobre as Escolas Estaduais em nosso município.
     Vale destacar que o IDEB é medido pelo INEP Instituto Nacional  de Estudo e Pesquisas Anísio Teixeira que é o Órgão oficial escolhido pelo governo em nosso país para executar este trabalho em todo território nacional. O IDEB é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados ( prova Brasil ou Saeb) - obtidos pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do E. F. e 3ª série do Ensino Médio). Este indicador educacional  é desejável por permitir o monitoramento do sistema de Ensino do País e é importante em termos de diagnósticos e norteamento de ações políticas focalizadas na melhoria do sistema educacional.
     Devo aqui como responsável por este Blog, formador de opinião por ser educador, sindicalista, além de vir a mais de uma década acompanhando os investimentos na educação de SFI na rede municipal fazer algumas reflexões e comparativos pelo resultado do índice apresentado no município (4.9) vejam: é inquestionável que este resultado é fruto exclusivo dos trabalhos dos PROFESSORES  em sala de aula com o suporte do pessoal de apoios que mantêm as salas limpas,  uma merenda bem preparada e assistência destes nos pátios mantendo a ordem, além de investimento do governo Federal como transporte escolar, alimentação escolar, programa do livro didático, entre outros. O interessante talvez que ninguém ainda percebeu, e neste momento vou fazer uma alusão, é que o período aferido (2012-2013) nas séries iniciais do E.F.foi exatamente em que a rede recebeu os novos professores concursados para esta etapa que foram mais de 270 profissionais, enquanto que para as séries finais deste nível continua capengando com professores contratados, faltas de profissionais, e ainda o problema das disposições de profissionais, função desviadas entre outros problemas. Devo dizer que os professores das séries iniciais estão de parabéns e o governo federal também por garantir no município o transporte escolar que assegura o aluno na escola, não mais existindo o empecilho da distância  casa - escola. Outra observação interessante com este resultado é que o município de Campos dos Goytacazes, e Quissamã por exemplo como os grandes detetores de royalties do petróleo e que remuneram bem seus professores tiverem resultado inferior aos trabalhos dos nossos professores aferidos em nossos alunos. Está provado que bons salários apenas, necessariamente não  resulta em bons trabalhos, mas deveria agora o prefeito reconhecer e a secretária de educação também que nossos profissionais deveriam ser valorizados remuneradamente para continuarem estimulados para a educação em nosso município continuar crescendo, ou seja,  o resultado do IDEB ser observado de forma inversa dos municípios citados: 
PREFEITO ANUNCIANDO NOVO
PISO DO PROFESSOR

MUNICÍPIO CITADOS - professores bem remunerados - índice de qualidade inferior - falta de comprometimento

SÃO FRANCISCO _      professores mal remunerados - índice de qualidade superior - professores comprometidos

                                     MAS, O QUE ESTÁ ERRADO?

 Penso que, nossos professores não trabalham em função do salário, mas amor pela profissão, portanto DEVERIAM ser reconhecidos e valorizados com melhores condições de trabalho, auxílio transporte, melhor remuneração e formação continuada com bonificação para isto.

Quanto aos municípios citados, penso que o problema pode ser de gestão desde da secretaria de educação aos gestores das unidades escolares. Desta forma o dinheiro público não se converte em melhoria para a população que frequenta as escolas públicas e que ficará com o prejuízo. 

OBSERVE OS GRÁFICOS E COMPARE OS RESULTADOS



4ª série / 5º ano
                                             REDE MUNICIPAL SÉRIES INICIAIS E.F.

Ideb ObservadoMetas Projetadas
Município
2005
2007
2009
2011
2013
2007
2009
2011
2013
2015
2017
2019
2021
SAO FRANCISCO DE ITABAPOANA3.63.23.64.34.93.74.04.44.75.05.35.65.8

FONTE:http://ideb.inep.gov.br/resultado/




8ª série / 9º ano
                                         REDE MUNICIPAL SÉRIES FINAIS E.F.


Ideb ObservadoMetas Projetadas
Município
2005
2007
2009
2011
2013
2007
2009
2011
2013
2015
2017
2019
2021
SAO FRANCISCO DE ITABAPOANA3.73.33.43.84.04.44.74.95.25.4
   FONTE:http://ideb.inep.gov.br/resultado/


8ª série / 9º ano

                                                 REDE ESTADUAL SÉRIES FINAIS DO E.F.

Ideb ObservadoMetas Projetadas
Município
2005
2007
2009
2011
2013
2007
2009
2011
2013
2015
2017
2019
2021
SAO FRANCISCO DE ITABAPOANA2.63.13.23.84.12.72.83.13.53.84.14.44.7


FONTE:http://ideb.inep.gov.br/resultado/

5 comentários:

  1. O senhor prefeito juntamente com a secretária de educação deveriam valorizar os concursados que atuam em sala de aula ao invés de menosprezar e colocar os seus diretores e diretoras para nos perseguirem.Trabalhamos por amor e aplicamos todos os nossos conhecimentos pedagógicos em prática,mesmo não satisfeitos com o devido reconhecimento.Os professores contratados deveriam sim tomar vergonha na cara e estudar ,passar em um concurso e mostrarem que tem potencial,ao invés de ficarem se humilhando e reclamando do governo.Como bem disse o senhor Frederico no dia da posse-nós somos os abacaxis que ficaram para o governo Cherene, abacaxi por sinal de boa qualidade e não deixando nada a desejar.PARABÉNS CIRÁBIO.

    ResponderExcluir
  2. VIVA OS CONCURSADOS DE SFI QUE MOSTRARAM AO GOVERNO A SUA COMPETÊNCIA,MESMO NÃO TENDO O MERECIDO RECONHECIMENTO.Deve haver mais concursos para professores de todos os segmentos,apoios,e demais classes trabalhistas no município para darem às pessoas que estudam,se preparam em cursinhos a oportunidade de ter um emprego público,pessoas competentes que não precisam bater em porta de políticos para implorarem uma vaguinha aqui ou ali.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos concursados que são persistentes diante de uma politica de descaso e perseguição por parte da secretária e dos gestores de escolas.Parabéns a todos, que assim como eu, tiram boa parte do salário para xerox e comprar materiais para exercer minha função.

    ResponderExcluir
  4. E a Secretária de Educação vem dizer, em blog alheio, que isso se deve aos esforços da prefeitura em capacitar os professores do município. Que todos os professores participaram de um tal de PRODERJ. Gostaria de desmentir o blog, a Secretária de Educação e mais quem quiser que, como professora, nunca participei e nem sei do que se trata esse tal PRODERJ. Alguém poderia me explicar? Acho que, como todos os ótimos professores deste município, estou de parabéns por méritos e esforços próprios, pois a Secretaria de educação faz muito pouco para nos capacitar, quando poderia fazer mais, inclusive buscando parcerias junto ao MEC para nos oferecer capacitações de qualidade.

    ResponderExcluir
  5. parabéns sim a todo o corpo docente , que embora ter baixo salário,muitos gastos p/ fazer a educação acontecer, prossegue com seus pensamentos de mudanças,acreditando que vale a pena lutar por nossos alunos , até mesmo aqueles que precisam de carinho e atenção especial por não terem de seus pais e acabam se apegando ao pobre professor,este cheio de cobranças e pouco valorizado,mal remunerado ,mal entendido por muitos e criticados pela direção. se o ideb está subindo é porque temos amor ao que fazemos e as pobres crianças não tem que pagar o preço, por conta de pessoas que não enxergam a grande responsabilidade que temos como educadores.estão vendo este novo piso como suficiente?ainda é pouco, pois o que gastamos com xerox e outros materiais que as crianças não tem e ainda temos que comprar p/ ir emprestando aos alunos, ainda está muito longe de sermos valorizados como merecemos pois a educação é a base p/ tudo na vida. As escolas do estado vão receber bônus por IDEB ter subido e nós ficaremos só nas palavras?nos agradecimentos? merecíamos um agradinho também não acham??

    ResponderExcluir

O Sindicato dos Servidores SFI deseja a todos sucesso!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.