quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Papa pede fim da violência na Síria e ajuda de ateus pela paz

O papa Francisco pediu uma paz que "não seja de fachada", o fim da violência na Síria e a garantia do acesso do país à ajuda humanitária em sua primeira mensagem de Natal "Urbi et Orbi" pronunciada nesta quarta-feira (25) na Praça de São Pedro. Francisco também pediu que os ateus se unam a todos aqueles que acreditam em alguma religião e trabalhem por uma paz que possa se espalhar pelo mundo.
"Vamos seguir rezando ao Senhor para que o amado povo sírio se veja livre de mais sofrimentos e as partes em conflito coloquem fim à violência e garantam o acesso à ajuda humanitária", afirmou o Papa a partir do balcão da Basílica, o mesmo local a partir do qual cumprimentou os fiéis no dia 13 de março, após sua surpreendente eleição ao trono de Pedro.
"A verdadeira paz não é um equilíbrio de forças opostas", advertiu em sua breve, mas densa mensagem.
"A paz é compromisso cotidiano, é artesanal, que se conquista contando com o dom de Deus", clamou. “Eu convido aqueles que não acreditam a desejar a paz. Se juntem a nós com seu desejo. Permitam que todos fiquemos unidos pela paz.”
O papa argentino também pediu "o fim da violência na Síria e a garantia do acesso à ajuda humanitária".
"Muitas (vidas) foram destruídas nos últimos tempos pelo conflito na Síria, gerando ódio e vinganças", reconheceu o pontífice, que dedicou em setembro um dia mundial de oração quando um ataque americano a este país parecia iminente.
Francisco implorou também para que a paz reine em vários países da África, entre eles a República Centro-Africana, "frequentemente esquecida pelos homens", e o Sudão do Sul, onde as tensões "ameaçam a convivência pacífica" deste jovem Estado.
O papa jesuíta pediu negociações entre israelenses e palestinos e que "sejam curadas as feridas do Iraque, atingido por frequentes atentados".
Desabrigados, refugiados, imigrantes
O chefe da Igreja católica lembrou os deslocados e refugiados, especialmente no Chifre da África e no Congo, e condenou com firmeza o tráfico de seres humanos, que classificou de crime contra a humanidade.
"Menino de Belém, toca o coração de todos os que estão envolvidos no tráfico de seres humanos, para que percebam a gravidade deste crime contra a humanidade", afirmou o pontífice latino-americano, que mencionou a tragédia na ilha siciliana de Lampedusa, onde quase 400 imigrantes ilegais se afogaram no início de outubro.
"Que não observemos novamente tragédias como as que vimos neste ano com muitos mortos em Lampedusa, que não ocorram nunca mais", rogou o Papa argentino, filho de imigrantes italianos, cuja primeira visita oficial na Itália foi justamente a esta ilha italiana para dar alívio aos ilegais.
Em sua mensagem, pronunciada em italiano, lembrou as vítimas das catástrofes naturais e o "querido povo filipino", atingido pelo tufão Haiyan.

Dirigindo-se aos católicos, mas também aos não crentes, o papa pediu para que pensem "nas crianças, que são as vítimas mais vulneráveis das guerras, mas também nos idosos, nas mulheres maltratadas, nos doentes. As guerras destroem tantas vidas e causam tanto sofrimento", comentou.

sábado, 21 de dezembro de 2013

BLOG DO SINDICATO ATINGE 20 MIL ACESSOS EM 10 MESES


Obrigado companheiros servidores municipais e amigos pelos 20000 acessos a este BLOG que é o seu canal de informação e formação sindical. Aqui procuramos publicar matérias de vertentes construtivas e interessantes aos servidores municipais. Cremos que temos muitos amigos que também confiam em nosso trabalho e dão crédito às nossa publicações. Diferentementes de outros Blogs, não publicaremos bajulações a governos e políticos, não exaltamos atos do governo municipal a não ser que venha acompanhado de uma crítica construtiva, não publicaremos nenhum tipo de desgraça como assassinatos, roubos, desastres, a não ser que, este canal entenda que seja algo construtivo. Outras notícias que evitaremos são anúncios que criarão falsa expectativa à população como prentenções de políticos que aparecem em épocas oportunas para iludir eleitores de São Francisco. Apreciamos boas notícias que os demais Blogs veiculam, mas repudiamos àquelas que trazem frustrações aos munícipes. Aproveitamos para em nome da Diretoria sindical desejar uma comemoração do aniversário de Cristo com muita paz , harmonia e fraternidade e não um "natal" com letra minúscula que faz soar o intesse do mercado. Esperamos que no próximo ano os nossos servidores venham a participar mais deste Blog comentando suas ideias e fazendo suas críticas. Estaremos prontos para publicar. Saúde e muita Paz!

PREFEITO DE SFI PRESTA CONTAS DE SEU PRIMEIRO ANO DE GOVERNO-2013



Prefeito de São Francisco presta contas de seu primeiro ano de governo no Praia Club Guaxindiba. Começando pelo destaque à saúde, informou que após ter encontrado o Hospital Manoel Carola sem médicos e quase fechado em 29 de dezembro de 2012, além de salários atrasados de médicos e funcionários da saúde a mais de  quatro meses, conseguiu resgatar a credibilidade dos profissionais e hoje conta com cerca de 130 médicos por todo o munícipio. Também fez destaque ao trabalho da secretaria de educação exaltando o trabalho da secretária Kátia Regina, onde mencionou o atendimento a mais de 8000 mil alunos com transporte, mais de 18000 refeições diárias e salários pago desde o início do ano antes de fechar o mês. Aqui abro um parêntese para ter um olhar crítico como servidor público, professor e sindicalista, além de ser o responsável por este Blog: Diante deste destaque feito pelo prefeito a respeito da educação, a sua atitude foi um ato meritocrático ou obrigação? Estava lá presente, mas não vi fazer menção sobre o pagamento dos abonos. Será que até ele reconhece que não é o certo a fazer? Como ficará o piso do professor a partir de janeiro? Esperava que ele iria anunciar alguma coisa. também presenciei muita bajulação e rasgação de seda, inclusive das autoridades eclesiásticas e dos anciosos políticos por um cargo parlamentar nas eleições de 2014. Muitos discursos oportunos inclusive do ex deputado e Pastor Eber Silva que elogiou tanto Garotinho e sua esposa que parecia ser mais um cabo eleitoral fiel. Jairo com sua pompa fazia de tudo para ser o centro das atenções e dos holofotes. Outro destaque foi as declarações por parte do presidente da Câmara Claudinho Viana e o líder de governo na Câmara Marcelo Garcia quando exaltava a grande "harmonia" entre Legislativo e Executivo. Aqui vai mais uma crítica olística: até quando vai esta harmonia? Ano que vem é ano das eleições nacionais. Será que os vereadores vão suportar esta parceria amigável antes, durante e após as eleições? Cada vereador vai apoiar um candidato a deputado. E aí? Como ficará os acordos políticos? Devo aqui como coerente sanfranciscano e Blogueiro reconhecer os bons feitos desta administração, como por exemplo a realização da grande Exposição Agropecuária, os convênios dos cursos técnicos implantados no município, as viaturas da saúde, meio ambiente e educação, além das máquinas conquistadas, isto mostra a grande habilidade política e relacionamento do Pedrinho junto aos políticos estaduais e federais. Aqui abro mais um parêntese para mais uma reflexão: porque ninguém deu destaque para os grandes projetos do governo da Dilma implantados no município, será que  é para não contrariar o deputado Garotinho que quer ser governador? Pedrinho deve se preocupar em ter um grande jogo de cintura, porque pode ser o Lindenberg a bola da vez, porque sem dúvida o PT vai governar o Brasil por pelo menos mais 4 anos. E aí Pedrinho?

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

MANIFESTANTE INVADEM CÂMARA DE VEREADORES DE RIBEIRÃO PRETO(SP)

Jornal Nacional  Grupo de professores invadem Câmara de vereadores manifestando com intuito de fazer valer a justiça e a Lei de concurso público para preenchimento de cargos públicos. O protesto era contra a prorrogação de contratos temporários no município de Ribeirão Preto (SP), algo comum que vem acontecendo em muitos municípios pelo Brasil, inclusive em São Francisco de Itabapoana-RJ. Os professores deu um exemplo de coragem e atitude, coisa que não se vê aqui em SFI.  Aqui os servidores municipais não participam de reunião de câmara, nem mesmo quando o sindicato convoca para defender o interesse da categoria.
   Aprendam servidores com este exemplo!

  ACESSE O LINK E ASSISTA A MATÉRIA

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/t/protestos-pelo-brasil/v/manifestantes-invadem-camara-de-vereadores-de-ribeirao-preto-sp/3030670/

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

SINDICALISTA MEMBRO DO CONSELHO DO FUNDEB PARTICIPA DA ÚLTIMA REUNIÃO DO ANO DE 2013 DE PRESTAÇÃO DE CONTAS



Nesta quinta-feira (19/12/13) aconteceu a última reunião de prestação de contas do ano referente ao mês de novembro das verbas do FUNDEB (Fundo de Manutenção da Educação Básica e Valorização do Magistério), PNATE (Plano Nacional do Transporte Escolar) e Salário Educação do município de São Francisco de Itabapoana-RJ. A reunião aconteceu na Sala de reuniões da Prefeitura . Participaram da reunião 06 conselheiros entre eles o Presidente do Sindicato dos servidores municipais do município Cirábio Ramos que é membro do colegiado representante dos professores e também membro na Nova Central de Trabalhadores e FESEP-RJ. Entre os destaques da reunião estão a prestação de contas do pagamento da última parcela do décimo terceiro salário, o registro em Ata da falta de resposta ao ofício encaminhado ao Prefeito e à secretária de Educação solicitando uma simulação de Piso mínimo para o professor de formação em nível médio no valor de 850 reais, o encaminhamento de novo ofício aos mesmos gestores solicitando informação sobre o novo PISO para a partir de janeiro/2014, além do registro de sobra de verba do 60% do FUNDEB destinados aos professores no valor de mais 700.000 mil reais. Segundo o presidente do Sindicato, o seu papel como representante dos professores tem sido feito, no que tange a cobrança do cumprimento à Lei do Piso nacional do professor. Passamos todo o ano sob a postura do gestor municipal em pagar vários abonos para os profissionais da educação, algo que já deveria ter ser incluído desde o início do ano no vencimento da categoria, algo perverso e contrário a Lei do FUNDO, afirma. Segundo o conselheiro, os professores esperam que o prefeito venha cumprir pelo menos um Piso inicial de 900 reais a partir de jan/2014, que seria algo aproximado do justo. Aos leitores desta matéria  solicitamos os devidos comentários e sugestões para que o conselheiro citado possa discutir na próxima reunião.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Parabéns Servidores...

Aos Nossos Aniversariantes filiados, toda felicidade concedida pelo nosso Mestre maior, Jesus Cristo, e que esta data possa se repetir muitas e muitas vezes até alcançarem uma melhor idade, com saúde física, mental e espiritual. É o que deseja a Diretoria Sindical.
Parabéns!!! 


Bruno Falcão Espinosa – 16/12
Clarisse Paes José Degel – 16/12
Nilcéa Machado dos Santos – 17/12
Clinea Pereira Lima Scafura – 17/12
Lidiane Porto Macedo Rangel – 17/12
Efraim Guimarães da Silva – 18/12
Marcos Alexandro Monteiro de Oliveira – 18/12
Margarete Gomes da Silva – 19/12
Marciana de Fátima Viana da Silva Ferreira – 19/12
Elaines Mendes da Silva – 19/12
Eloiza Augusta da Conceição – 19/12
Diego de Souza Moreira – 21/12
Ivana Marília Faria Santos de Souza – 21/12
Rodrigo Gomes Lemos – 22/12
Erika Alves Miranda – 22/12
Simoni Gonçalves dos Reis Ribeiro – 22/12

Edilma Bastos da Hora – 22/12

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

EXEMPLO DE TRABALHO EM EQUIPE NA EDUCAÇÃO COM PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE - SFI DEVERIA COPIAR ESTA IDEIA

Um trabalho em equipe coloca uma cidade em Minas Gerais em destaque nacional como campeã nas olimpíadas de matemática mais de uma vez. Um modelo de trabalho que São Francisco de Itabapona deveria copiar para ser implantado na rede municipal. Uma escola autônoma, participativa e democrática é tudo que uma gestão municipal na educação precisa para melhorar o seu IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Para tanto, os gestores municipais deveriam ser os primeiros a incentivarem este modelo de participação de todos os envolvidos no contexto educacional: diretores, professores, apoio pedagógicos, pessoal de apoio administrativo, pais e comunidade. A formação de um conselho escolar em cada escola de forma democrática é o melhor caminho.

ACESSE O LINK ABAIXO E ASSISTA MATÉRIA NA ÍNTEGRA

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/12/mg-escola-acumula-166-medalhas-em-olimpiadas-de-matematica.html

Polícia Federal descobre uruguaios e até mortos recebendo Bolsa Família

Uma reportagem vergonhosa sobre o Bolsa Família e um trabalho brilhante da Polícia Federal. Será que em São Francisco de Itabapoana não está acontecendo também?

A Polícia Federal descobriu uma fraude no Bolsa Família na região de fronteira com o Uruguai. Entre os beneficiários do programa, foram identificados até estrangeiros e gente que já morreu.
Endereços falsos foram o ponto de partida para a investigação da Polícia Federal. Um terreno baldio, uma caixa d'água e até uma antena de telefonia aparecem como residências de eleitores na cidade gaúcha de Barra do Quaraí. Os moradores, na verdade, seriam uruguaios que continuam do outro lado da fronteira com o Brasil.
“Uruguaios são atraídos por políticos com uma moeda de troca: o oferecimento de aposentadorias, de benefícios do Bolsa Família. É para que, em contrapartida, se inscrevam perante à Justiça Eleitoral como eleitores. E, na próxima eleição, dão o voto a quem presta esse favor, por assim dizer", explica o promotor eleitoral Rodrigo de Oliveira Vieira.
No programa do Governo Federal do Bolsa Família, só podem ser beneficiados os estrangeiros que vivem legalmente no Brasil. Mas, no país vizinho, encontramos um homem, que já sacou R$ 716 em 2013. Sem saber que estava sendo gravado, ele confirmou o endereço em Bella Unión, no Uruguai.
Do lado brasileiro, mais fraudes. Funcionários da prefeitura recebem o benefício sem ter direito.
“Agora, no caso, o cadastro está meio irregular, porque eu não arrumei, faz uns meses que eu não arrumo. Mas recebo, porque eu acho que era do meu benefício receber", comenta a funcionária da prefeitura Eliane da Silva Senoranes.
Até quem já morreu recebia o Bolsa Família. No Portal da Transparência consta que Marcia Ortiz Dedeco fez saques até janeiro de 2013, mas ela faleceu em 2010. A irmã dela - que trabalha na secretaria de Assistência Social, onde é feito o cadastro para o programa no município - não soube explicar a falha e não quis gravar entrevista.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul já denunciou 28 pessoas à Justiça por fraude eleitoral, que prevê até sete anos de cadeia.
No Governo Federal, o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo Bolsa Família, disse que não foi notificado oficialmente das investigações. Mas, em nota, admitiu que já recebeu outras denúncias de pessoas que ganham o benefício mesmo morando fora do país.

Acesse o link abaixo e assista a mátéria na íntegra

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/12/policia-federal-descobre-uruguaios-e-ate-mortos-recebendo-bolsa-familia.html

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

CÂMARA APROVA ABONOS PARA EDUCAÇÃO E GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS NA ENTRADA DE SEU RECESSO

Como havia noticiado no início da semana neste Blog, acabou acontecendo de fato o festival de ABONOS. Desta vez não apenas os professores, mas também apoios escolares e os guardas civis municipais foram contemplados com o benefício. Os valores foram acima da espectativa que noticiamos, R$ 800,00 reais para os professores e para os apoios escolares R$ 100,00 que serão pagos uma única vez, diferentemente dos GCMs que ficará fixo. Na concepção do sindicato esta prática está virando moda nesta gestão municipal, o que para os conscientes críticos é uma forma de AGRADO numa ocasião oportuna. Quem não ficaria feliz com um dinheirinho a mais no Natal para dar um presentinho a uma pessoa especial ou quem sabe poder melhorar a cesta natalina acompanhada de uma garrafa de vinho? Para muitos não importa a forma do dinheirinho a mais, se a título de abono, gratificação ou ..., mas o poder de compra maior. Aos professores uma operação simples matemática para reflexão, vejam:

 O governo paga desde maio um abono de R$100,00, portanto 8 X 100 = 800
 Mais um abono pela ocasião do dia do professor no valor de:...................300
 E finalmente pela ocasião do Natal um abono no valor de:........................800
                                                                               Total  .................         1.900


De onde saiu esta verba? Vejam: dividindo os 1.900 por 13 incluindo o 13º  meses do ano de 2013 dão exatamente R$ 146,15 que deveria está incorporado ao PISO do professor (FUNDEB) desde janeiro com garantia para aposentadoria e com os encargos sociais pagos além dos percentuais devidos dos triênios, mas isso não é interessante para o governo. A você professor que está lendo agora esta matéria ou mesmo você que não é professor uma oportunidade para reflexão: Qual será o PISO salarial a partir de janeiro? Será que vai ter abono pelo carnaval? 1º de maio? Dias das mães? Dias dos pais? Dia da independência do Brasil?......??? O que acham?  Tirem suas conclusões. 
 

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Parabéns aos Nossos Filiados!!!

Aos Nossos Aniversariantes filiados, toda felicidade concedida pelo nosso Mestre maior, Jesus Cristo, e que esta data possa se repetir muitas e muitas vezes até alcançarem uma melhor idade, com saúde física, mental e espiritual. É o que deseja a Diretoria Sindical. Parabéns!!! 




Jorge Eduardo Soares Lopes – 09/12
Alcimeia Manhães Barreto de Almeida – 09/12
Patrícia Alberto Pereira – 10/12
Romualdo Campos Linhares – 10/12
Maria Salvadora da Silva Rangel – 10/12
Alessandrina Silva de Oliveira – 10/12
Eduardo Corrêa dos Santos – 14/12
Ana Célia Rodrigues Sarlo Boechat – 14/12
Gisele dos Santos Barros Alves – 15/12
Sandra Santos de Jesus – 15/12
Nilson da Cruz Caetano – 15/12
Manoel Vitorio – 15/12






 

ESCLARECIMENTO SOBRE ABONO PARA O PROFESSOR

Algo que todo professor(a) consciente de SFI deveria saber é o verdadeiro significado do dito ABONO SALARIAL que  vem sendo distribuído aos professores no decorrer deste ano de 2013. Todo professor que se preze deveria ter consciência que esta prática feita pelos gestores é uma forma de causar uma boa impressão àqueles que vivem o imediatismo. Para os alienados e passivos o recebimento de um abono é uma coisa extraordinária, melhor dizendo, um presente dos gestores executivos aos professores. Pode até acontecer de um destes classificar o prefeito de "bondoso" para com a categoria, mas para os conscientes e sabem da  verdadeira intenção de como é feita, percebem que esta atitude não passa de uma manobra política para não incorporar no PISO, não pagar adicional de tempo de serviços(triênio) e muito menos pagar os encargos sociais devidos que contribuiria para a aposentadoria. Todos já devem estar sabendo que agora pela ocasião do Natal vai ser pago mais um ABONO de aproximadamente 500 reais, uma ocasião oportuna para os imediatistas pensarem que é um presente de Natal. Os gestores sabem muito bem que a maioria de seus professores são desinformados, não compreendem nada de FUNDEB, da Lei do PISO nacional e muito menos do que preceitua o PLANO DE CARGOS, desta forma fica conveniente politicamente pagar o que já era por direito do professor, em forma de ABONO.
      Enquanto professor e representante da categoria e como presidente da Entidade Sindical me cabe prestar este esclarecimento. 
     Veja a verdade dos fatos e reflita: o PISO mínimo nacional que deveria ser pago desde janeiro era de R$ 979,00 para uma jornada de 25 horas para formação em nível médio, mas estamos recebendo como PISO mínimo no PLANO DE CARGO o valor de R$ 681,00; os demais professores do concurso de 2008 e apoio escolares um PISO de 705,00 e aí  se complementa com um abono de R$100,00 reais.            Uma vez questionado pelo conselho do FUNDEB a justificativa é que esta medida é uma forma cautelar levando-se em conta a Lei de responsabilidade fiscal e o limite dos 60% do FUNDEB. Uma denúncia foi feita ao MP por um grupo de professores e apoiados pelo Sindicato e está agendada uma audiência para 23/01/2014 para que gestores do FUNDO se expliquem perante o promotor de justiça o não cumprimento do PISO nacional e a prática permanente dos ABONOS, algo proibido pela Lei do FUNDEB. Esperamos que com este esclarecimento nossos professores tomam consciência e mude a atitude de comportamento em relação a ficarem satisfeitos com os famosos ABONOS. Acordem!!! Vocês não levam este penduricalho para aposentadoria e nem recebem se forem para o INSS. Estamos fazendo nossa parte enquanto sindicato. Se vocês não se mobilizarem os gestores continuarão distribuindo ABONO. Pensem!!!. Cirábio Ramos.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Aumento na expectativa de vida produz efeitos na aposentadoria

O IBGE divulgou, nesta segunda-feira (2), números que interferem diretamente no cálculo das aposentadorias por tempo de serviço. Porque a expectativa de vida dos brasileiros aumentou, em média, cinco meses.
É como se ano a ano os brasileiros ganhassem mais tempo. As melhorias sociais e a evolução da saúde vêm aumentando a expectativa de vida da população. E, de acordo com o IBGE, do ano passado para cá estamos vivendo em média 5 meses e 12 dias a mais. A expectativa de vida dos brasileiros chegou a 74,6 anos. Olhando a última década o aumento foi de mais de três anos.
Só que pessoas vivendo mais, população mais velha, significa mais aposentadorias para o governo pagar. No Brasil se tenta manter a conta equilibrada com o chamado "fator previdenciário".
O fator previdenciário leva em conta a idade, o tempo de contribuição e a expectativa de vida. Existe no Brasil há 14 anos. Foi criado para desestimular os brasileiros a se aposentar cedo demais.
Isso porque quem começou a trabalhar aos 20 anos, quando completar 35 anos de contribuição vai ter 55 anos de idade. Uma pessoa jovem pros padrões atuais. Então, o que o fator faz é dar benefícios mais baixos pras pessoas que se aposentam mais cedo.
“Isso trouxe uma economia pro sistema e tirar ele traria um grande problema. Se buscou instituir o fator de forma que as pessoas terão que trabalhar mais pra ter esse beneficio, para ter um equilíbrio”, explica Davison Pereira, consultor previdenciário.
Como a conta leva em consideração a expectativa de vida, que foi atualizada nesta segunda-feira (2), quem se aposentou na semana passada tem um benefício maior do que o do Eugênio Gomes Siqueira, que ainda está se aposentando.
O princípio é de que o crescimento do dinheiro pra pagar as aposentadorias não acompanha o aumento das parcelas a serem pagas, já que o trabalhador está vivendo mais.
Por exemplo, um homem de 55 anos de idade e 35 anos de contribuição, com um salário médio de R$ 1 mil que se aposentasse na semana passada ganharia um benefício de R$ 716,93. A partir desta segunda-feira, o valor da aposentadoria seria de R$ 705,69 – R$ 11 a menos.
“Dentro de 10 dias eu dou entrada lá e quando vier o cálculo, eu vou analisar, não sei se é bastante considerável ou não”, comenta Eugênio Gomes Siqueira, comerciante.
Pra recuperar esse valor o trabalhador não tem saída. Precisa de mais tempo, trabalhando.
“O segurado pode compensar ficando um pouco mais contribuindo pra Previdência Social, por exemplo, se ele contribui mais 4 meses, ele já acaba compensando essa perda que ele teria se ele pedisse o benefícios agora no mês de dezembro”, explica Newton Conde, especialista em previdência.
 
FONTE: Acesse o link e assista a reportagem
 
COMENTÁRIO DO SINDICATO SOBRE A MATÉRIA:
 
É de se preocupar cada vez mais com a situação concreta sobre aposentadoria dos servidores de SFI, uma vez que ainda não existe implementada a Caixa Própria de Previdência como determina a CRFB para servidores estatutários, como é o caso de SFI. O Sindicato tem buscado articular de todas as formas para que Executivo e Legislativo tomem as providências necessárias para implantar de uma vez por todas uma Lei Autorizativa Municipal de 2005, mas o que percebemos é uma falta de vontade política voltada para o assunto. Como se pode perceber a exemplo do aumento da expectativa de vida apontada pelo IBGE, para os servidores aposentarem com um provento melhor deverá permanecer mais tempo no serviço público. Não existe ainda em SFI por parte dos servidores municipais uma conscientização sobre o assunto, pois só vão sentir o impacto, quando pedirem aposentadoria. Esperar só pelo sindicato, no mínimo é sinônimo de comodismo e deixar sob a responsabilidade de uma diretoria o interesse de 1700 servidores, é covardia. É hora de acordar servidor e partir para luta. A causa é de todos.

Parabéns!!!!

Aos Nossos Aniversariantes filiados, toda felicidade concedida pelo nosso Mestre maior, Jesus Cristo, e que esta data possa se repetir muitas e muitas vezes até alcançarem uma melhor idade, com saúde física, mental e espiritual. É o que deseja a Diretoria Sindical. Parabéns!!! 



Luzia Margarida Dias – 03/12

Teresa Cristina Terra Bertoletti – 03/12

Claudia Helena Alves Paes Cabral – 04/12

Cristina Chaves Nascimento – 05/12

Eunice Conceição de Oliveira – 05/12

Rita de Cássia Fernandes Xavier – 05/12

Cenilda da Silva Cruz – 06/12

Luciana dos Santos Martins – 06/12

Jocivaldo Elias da Silva – 06/12

Gonçales Viana Caetano – 06/12

Vanessa Martins Barreto – 07/12

Marcos Vinício de Souza Gomes – 08/12

Flávia Nogueira Viana da Cruz – 08/12

Ezilene Carneiro Ribeiro – 08/12

Paulo Rogério Oliveira Domingos – 08/12

Lenivan Candiano de Sousa – 08/12

Conceição de Maria da Cruz Pereira da Silva – 08/12

Vilma Madalena M. da Penha – 08/12

Celi de Oliveira Gama – 08/12

Clea Graças Ribeiro – 08/12
 

domingo, 1 de dezembro de 2013

IBGE apresenta retrato da qualidade de vida dos brasileiros

O IBGE divulgou nesta sexta-feira (29) um retrato de como vivem os brasileiros. A síntese dos indicadores sociais examina aspectos como condições de trabalho, saúde e educação, e se baseia na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2012.
As desigualdades começam cedo, aos quatro, cinco anos. No grupo dos mais ricos, a porcentagem de crianças fora da pré-escola, em dez anos, caiu pela metade. Já entre os mais pobres, também houve uma queda, mas quase 30% das crianças nessa faixa etária ainda estão fora da escola.
Nas condições de moradia, grandes e velhos desafios precisam ser vencidos. O número de pessoas que vivem em locais sem rede de esgoto, de água, coleta de lixo e iluminação pública diminuiu. Porém, o estudo também constatou que 30% das casas, nas áreas urbanas, nas cidades brasileiras, ainda não têm todos esses serviços básicos.
Outro dado que preocupa: um em cada cinco jovens com idades entre 15 e 29 anos não estuda nem trabalha. A proporção de mulheres nesse grupo é grande: 70%. Entre elas, a maioria tem pelo menos um filho.
A população aumentou e envelheceu. Já o número de leitos em hospitais públicos e particulares encolheu. A queda, em dez anos, foi de 23%. A maior redução, de quase 33%, aconteceu na região Centro-Oeste.
Na cidade de Rio Verde, em Goiás, vive a família de Ryan. Os pais dele não aguentam mais esperar pela cirurgia necessária para corrigir uma deficiência nos pés, que atrapalha o crescimento da criança. Ryan faz parte dos 75% da população que não têm plano de saúde.
Já no índice de mortalidade infantil, houve um grande avanço. Em 20 anos, a taxa caiu de 53 mortes por mil nascidos vivos para 18.
“Para reduzir a taxa de mortalidade infantil, é necessário que a educação tenha aumentado, a renda tenha aumentado, o acesso aos serviços tenha aumentado. Então, essa expressiva redução na taxa de mortalidade infantil é algo que realmente merece ser mencionado quando se vai dizer qual foi o ganho obtido ao longo desta década”, avalia o presidente do IBGE, Wasmália Bivar.
Os filhos crescidos, principalmente os homens, acompanham uma tendência mundial. Fábio e Rodrigo fazem parte de um grupo que está aumentando, o da chamada “geração canguru”. Já passaram dos 30, trabalham, estudam e continuam morando com a mamãe.
“Eu estou esperando uma condição financeira melhor, a situação dar uma estabilizada”, afirma Rodrigo.
Fábio está namorando há quase três anos, mas quando se fala em casamento... “Vai adiando, cada vez mais, a saída de casa”, admite.
“Eu acho ótimo, eu acho muito bom eles estarem aqui. A galinhazinha acobertando os seus pintinhos...”, comenta a mãe de Fábio e Rodrigo.

FONTE:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/11/ibge-apresenta-retrato-da-qualidade-de-vida-dos-brasileiros.html

SINDICATO PROMOVERÁ ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO


       Neste próximo sábado(07/12) o Sindicato dos servidores municipais de SFI estará promovendo um almoço de confraternização e estará esperando pelo menos 150 filiados. Na ocasião os sócios estarão discutindo e aprovando o ORÇAMENTO 2014 da Entidade Sindical. Nesta nota ficam todos cientes e convocados para Assembleia Ordinária que iniciará às 10:00h após a segunda e última convocação.
Observação: Somente filiados poderão participar.

MINISTÉRIO PÚBLICO AGENDA AUDIÊNCIA SOBRE SALÁRIO DE PROFESSOR DE SFI

Após tentativas de ouvir a prefeitura sobre denúcia feita por um grupo de professores de São Francisco, o Ministério Público de Campos dos Goytacazes agendou audiência para 23 de janeiro e estarão intimados procurador, secretária de educação e representantes deste grupo de professores denunciantes. O movimento da representação junto ao MP está periodicamente acompanhada pelo Sindicato, e  alguns interessados que são parte interessada no assunto, também estão acompanhando a mesma,  que tornou-se ICP (Inquérito Civil Público). De acordo com avalição do presidente da Entidade Sindical representante dos professores Cirábio Ramos, a justiça pode tardar, mas é um recurso que todo cidadão pode usar em caso de se sentir predudicado e após esgotado todas as tentativas de resolver certo impasse por meio de negociação. A advogada dos professores que impetraram com a denúncia está otimista que a partir de janeiro os professores de SFI poderão ter novo PISO salarial. A posição do Sindicato em resolover a situação de descumprimento do piso nacional do professor ainda é através da tentativa de negociação, uma vez que o próprio presidente é membro do Conselho do FUNDEB e está acompanhando a repartição e emprego de tal verba. De acordo com o presidente, a prática da distribuição de ABONO em 2013 foi exagerada contrariando o que determina a Lei que nomartiza o FUNDO. Durante todo o exercício vem sobrando verba dos referidos 60% que pertence aos professores, então os gestores públicos usaram a tática de distribuição de ABONO. Para 2014 esperamos que o prefeito venha cumprir pelo menos com um PISO aproximado do mínimo nacional, afirmou.