terça-feira, 30 de abril de 2013

ASSEMBLEIA GERAL DIA 04 DE MAIO

Sem qualquer resposta do Executivo Municipal quanto a pauta de reivindicações dos Servidores,  o Sindicato decidiu por fazer uma Assembleia Geral no próximo sábado as 10h na Sede do Sindicato pra juntos decidirmos qual posicionamento tomar.
Aguardamos ansiosamente a presença de todos.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

SINDICATO UTILIZA O " TRIBUNA LIVRE" NA CÂMARA


Com o plenário lotado de servidores, em sua maioria professores, na última terça, dia 16 o sindicato lançou mão do tribuna livre e em apenas 10 minutos informou ao Legislativo sobre o retorno do plano de cargos do magistério à Câmara para a criação do cargo de professor de creche, alertou ainda,  sobre o não cumprimento do pagamento do piso nacional dos professores pelo Executivo, além de antecipar que a entidade vai fazer um  levantamento de dados para a criação de um anteprojeto de lei para a concessão dos benefícios de vale transporte/auxílio transporte.
Os vereadores Marcelo Garcia, Pachola, Alexandre Barrão, Fabinho e Yara Cínthia que fizeram uso da palavra,  se mostraram receptivos e em primeira mão, disseram que apoiam a causa dos servidores.


quarta-feira, 17 de abril de 2013

SINDICATO É FINALMENTE RECEBIDO PELO EXECUTIVO


Na última segunda dia 15, finalmente esta entidade sindical foi recebida pelo executivo a fim de tratar da pauta de reivindicações da última Assembleia Geral em 23 de fevereiro.
Os assuntos abordados, foram discutidos sem qualquer hostilidade de ambas as partes, cada um expondo seus problemas e tentando soluções razoáveis.
O executivo explicou a dificuldade que vem enfrentando para não incidir sobre a Lei de responsabilidade fiscal que não permite que a folha de pagamentos ultrapasse 54% da arrecadação, porém este calculo é baseado no acumulado dos últimos 12 meses, época em que ainda não era prefeito.
O Sindicato expôs toda a pauta de reivindicações (abaixo) que vai desde a implementação do piso nacional para o magistério  até equipamentos de proteção individual e insalubridade para os cargos que fazem jus e solicitou um prazo anterior ao da próxima assembleia, estabelecendo o dia 25 de abril para o anúncio do executivo referente ao reajuste geral do ano de 2013.
O reajuste que for proposto será levado pra apreciação na próxima assembleia, e juntos decidiremos o direcionamento das negociações, pois o Sindicato representa a todos os servidores públicos e está totalmente aberto para novas ideias e propostas que emanam de seus filiados.
A data da próxima Assembleia será analisada posteriormente.


segunda-feira, 15 de abril de 2013

Implementar a 151 é urgente para o país!


Regulamentação da Convenção 151
A presidente Dilma Rousseff assinou em março o Decreto nº 7.944, promulgando a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estabelece, entre outros pontos, o direito à negociação coletiva para os servidores públicos. Para entrar em vigor, a Convenção precisa ainda ser regulamentada.
Com este objetivo, a CSB atuou junto aos parlamentares em Brasília levando às mesas de debate o apoio da entidade para a rápida regulamentação da Convenção, uma vez que esta é uma das grandes demandas do setor público atualmente. A Central defendeu no Congresso Nacional o estabelecimento de normas claras como fator importante para aperfeiçoar a negociação coletiva e evitar o risco de alteração nas futuras mudanças de governo. Além disso, o aprimoramento da 151 proporcionará mais
garantia de direitos aos trabalhadores. Jorge Antonio da Silva Nascimento, presidente da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Espírito Santo (Fespume), considera a regulamentação da Convenção
uma das grandes demandas do setor público hoje. “Temos que discutir a organização sindical no setor público como um todo. A negociação coletiva será uma grande vitória, e isso nos move a discutir de maneira global. O papel da CSB nessa discussão é fundamental”, pontuou o dirigente.


Salário-base
A CSB luta para impedir que estados e prefeituras paguem menos do que o salário mínimo aos servidores, prática muito comum atualmente. Durante a ação da Central na capital federal, na reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), os dirigentes da CSB apresentaram ao parlamentar a defesa da PEC do salário-base. O presidente Antonio Neto afirmou que a Central vai lutar para que o salário-base dos servidores seja, pelo menos, equivalente ao salário mínimo, para que eles não sofram defasagem na aposentadoria. A entidade defende que os benefícios adicionais ao salário são vantagens que o servidor acumula ao longo da carreira e não devem ser considerados o salário efetivo do trabalhador.
Renan Calheiros se propôs a criar uma comissão para debater a pauta dos trabalhadores, mostrou interesse pela questão e disse sempre lutar pela defesa do salário mínimo. “Vocês sabem que eu estive aqui na presidência do Congresso Nacional e no Senado em outras duas oportunidades. Nessa época, nós estabelecemos parcerias em todas as direções. Uma delas, que carrego com muito orgulho porque nós designamos aqui, foi propor uma política de valorização do poder de compra do salário mínimo”, pontuou o presidente do Senado.

Dirigentes da CSB e servidores públicos debatem com o senador Paulo Paim as pautas da categoria.
Para Maria das Mercês, presidente do Sindicato dos Servidores de Carpina (PE), o apoio do Congresso Nacional será um instrumento importante para a Central na aprovação da PEC. “A proposta do salário-base é excelente para acabar com o descaso dos empregadores em relação às condições de trabalho e remuneração dos servidores”, defendeu.

Reivindicações dos servidores da saúde estão na pauta da CSB


A Campanha Nacional pela Ampliação dos Direitos Trabalhistas, promovida pela CSB em Brasília, deu respaldo e ainda mais visibilidade e abrangência à luta da entidade na defesa dos direitos das categorias que a Central representa. As audiências e os encontros com parlamentares e lideranças partidárias na capital federal levantaram questões emergenciais da pauta trabalhista que são de interesse vital para os servidores da saúde.

Servidores da Saúde
A Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Rio de Janeiro representa aproximadamente 20 sindicatos do estado, e sua presidente, Maria Barbarada Costa, trabalha em defesa das principais demandas da categoria. “Este ano tivemos a conquista do plano de cargos para os
trabalhadores, com 10% de aumento. Mas vamos batalhar por mais reconhecimento”,enfatizou Maria Barbara. A dirigente considera que a ação da CSB em Brasília pode ser uma esperança para destravar questões da categoria que estão no Congresso, como o Projeto de Lei do Senado (PLS) 26/2007, que dispõesobre a regulamentação do exercício da enfermagem, o PL 2295/2000, que define a jornada semanal da categoria em 30 horas e o plano nacional de salários. “Temos uma grande responsabilidade. Precisamos
de uma central, forte e diferente, que nos ajude. Temos a certeza de que a CSB vai atuar conosco em defesa de nossos objetivos”, pontuou a presidente da Federação. Em relação à redução da jornada de
trabalho para 30 horas, Maria Barbara é categórica ao afirmar que não haverá impacto financeiro. “A redução gradativa seria ideal, além de ser justa para os trabalhadores. Com negociação, podemos
chegar a um consenso”, explicou. Em junho, será formada uma comissão
para discutir o piso salarial para 2014 e o enxugamento das faixas sem perdas de salários. “Sabemos que a CSB estará conosco nessa luta pelos trabalhadores da Saúde do Rio de Janeiro”, concluiu Maria Barbara.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

SINDICATO CONVOCA PROFESSORES MUNICIPAIS PARA TRIBUNA LIVRE NA CÂMARA MUNICIPAL


Nesta próxima terça-feira dia 16/04/2013 as 17:00h acontecerá a primeira TRIBUNA LIVRE do ano na câmara de vereadores, onde na ocasião o Sindicato dos servidores terá vez e VOZ  para estar defendendo interesse dos professores no que tange a:
1– Cumprimento da lei do PISO nacional do professor;
2– Criação do Cargo do professor de creche e inclusão no PLANO CARGO DO MAGISTÉRIO.
       Será imprescindível a presença de todos os professores na câmara para dar suporte ao sindicato nesta luta e demonstrarem interesse pelo assunto em questão.
                                                Atenciosamente,

Cirábio da Silva Ramos
PRESIDENTE

quarta-feira, 3 de abril de 2013

O valor de um professor...

Se daqui a dez anos não tivermos mais médicos,
Não teremos mais saúde...
Se daqui a dez anos não tivermos mais engenheiros,
Não teremos mais construções...
Se daqui a dez anos não tivermos mais advogados,
Não teremos mais justiça...
Se daqui a dez anos não tivermos mais professores,
Não teremos mais médicos, nem engenheiros e nem advogados...

Não seremos mais nada
Não teremos mais nada...